Arquivos
Edição 2016
Filmes

Teatro/Cinema/Literatura - Soirée Beckett
Ficha técnica:
Director: Ross Lipman
Argumento: Ross Lipman
Produtora: Milestone Film & Video
Argumento: Ross Lipman
Produtora: Milestone Film & Video
O restauro de Film de Samuel Beckett foi a concretização de um sonho de longa data. A indagação dos seus mistérios e da verdade por detrás desses mistérios conduziu a uma pesquisa de sete anos que produziu resultados surpreendentes. Notfilm é um ensaio acerca da produção de Film e das suas implicações filosóficas, utilizando material descartado, gravações de áudio “perdidas” e outro material de arquivo raro. A contextualização graciosa e poética desses elementos e a compreensão do seu significado requerem o trabalho de um grande artista.
-
Elenco:
Samuel Beckett (voz), Kevin Brownlow, Judith Douw, S. E. Gontarski, James Karen, Boris Kaufman (voz), Buster Keaton, James Knowlson, Leonard Maltin, Mark Nixon, Barney Rosset, Steve Schapiro, Alan Schneider (voz), Jean Schneider, Jeanette Seaver, Haskell Wexler, Billie Whitelaw -
Título original:
Notfilm -
País:
França -
Ano:
2015 - 128’
Ficha técnica:
Director: Ross Lipman
Argumento: Ross Lipman
Produtora: Milestone Film & Video
Argumento: Ross Lipman
Produtora: Milestone Film & Video
Realizador
Ross Lipman
Ross Lipman é um cineasta independente, arquivista e ensaísta. Trabalhou no Arquivo de Cinema e Televisão da Universidade da Califórnia (UCLA), e é sobretudo conhecido pelos seus restauros de obras clássicas do cinema independente americano, nomeadamente de Charles Burnett (Killer of Sheep), Kent Mackenzie (The Exiles), e Barbara Loden (Wanda), o documentário premiado com o Óscar da Academia, The Times of Harvey Milk, e ainda filmes de Charlie Chaplin, Orson Welles, Shirley Clarke, Kenneth Anger, Robert Altman, e John Cassavetes. Exibidas internacionalmente e coleccionadas por diversos museus e instituições, as suas obras - de cariz experimental, narrativo e documental - deram forma a um corpo de trabalho único, resultante do cruzamento de diversas plataformas, como cinema digital, documentários ao vivo, palestras ilustradas e obras textuais. Lipman recebeu em 2008 uma homenagem dos Anthology Film Archives e foi três vezes vencedor do prémio Heritage, atribuído pela Sociedade Americana de Críticos de Cinema. Os seus textos sobre história, tecnologia e estética do cinema foram publicados nas revistas Artforum, Sight and Sound, e em inúmeras monografias e publicações académicas. Notfilm é sua a primeira longa-metragem.